TRAUMATOLOGIA FACIAL
Quando algum acidente acontece e alguém bate a boca (podendo quebrar ou perder um ou mais dentes) ou até mesmo fraturar a mandíbula, maxila ou outros ossos do rosto, quem trata esta condição e recupera a função das estruturas danificadas é o Cirurgião Buco-Maxilo-Facial.
Dentes perdidos podem ser reimplantados ou substituídos por implantes e os ossos da face reposicionados de modo que o paciente não tenha deformidades estéticas ou problemas funcionais (como dificuldades com a mastigação). Em casos de fratura é necessária uma avaliação de urgência, pois quando o tratamento é instituído nos primeiros dias após o trauma os resultados são melhores.
Quando o paciente não teve a oportunidade de ser adequadamente tratado após o trauma (devido a falta de um especialista ou em casos de traumas muito graves em que por complicações médicas não pode ser submetido a cirurgia) este pode apresentar o que chamamos de sequela (condição anormal que teve origem no trauma). Estas sequelas também são diagnosticadas e tratadas pelo Cirurgião Buco-Maxilo-Facial.
Em caso de acidentes com impactos na face, orientamos a procurar um serviço hospitalar com plantão de emergências para ser avaliado, especialmente se houver perda de consciência e impactos na cabeça, o que é muito comum em traumas envolvendo a face. Em casos mais simples, de traumas localizados, contate nossa equipe. Teremos prazer em avaliar você!