Alguns sinais que podem ser observados são: mordida desconfortável ou “desencaixada”; tratamento ortodôntico muito longo e com resultado instável (a mordida volta a ficar ruim depois de um tempo); mandíbula e/ou queixo muito pequeno, para trás, e queixo sem definição; mandíbula muito grande, projetada e desproporcional ao resto da face; dificuldade para fechar a boca, os lábios só se encostam se você forçar; dificuldade para respirar pelo nariz; dificuldade para respirar quando deitado; roncos e/ou apneia do sono; rosto torto e assimétrico.
Você pode apresentar apenas um ou vários desses sinais, e somente após avaliação conseguimos definir se a cirurgia ortognática é realmente o caminho mais indicado.
Caso haja uma indicação funcional para a cirurgia, a cirurgia pode ser coberta pelo plano de saúde médico. Exemplos de indicação funcional são problemas de encaixe da mordida e dificuldade respiratória mesmo após tentar outros tratamentos para o ronco. Conseguimos orientar você quanto a cobertura do procedimento após consulta de avaliação.
É realizada em ambiente hospitalar, sob anestesia geral.
Sim, hoje em dia utilizamos softwares de planejamento cirúrgico que permitem ver uma previsão bastante fiel do perfil após a cirurgia. Esse planejamento é feito após o preparo ortodôntico com aparelhos.
Em alguns casos isso é possível, mas para a maioria das pessoas o resultado cirúrgico ideal só é obtido fazendo primeiro o preparo ortodôntico. Sendo assim, essa é a nossa preferência para a maioria dos casos.
Com as técnicas minimamente invasivas que utilizamos hoje, a recuperação é rápida com desconforto pequeno. Você precisará se alimentar sem mastigar por em torno de 2 a 3 semanas, em média, voltando a mastigação gradualmente sob orientação da equipe. A dor é pequena e controlada com medicamentos que iremos prescrever. O inchaço é controlado com compressas geladas e massagens para drenagem linfática.
Em termos de estética e aparência da face, o resultado final começará a aparecer após 6 meses da cirurgia. Antes disso a musculatura e tecidos estão se adaptando nas novas posições. Porém a partir de duas semanas o inchaço já estará bem controlado e alguns benefícios já aparecem.
Depende da profissão que você exerce. Profissões administrativas em que não exista esforço físico (ex.: trabalhar em computador apenas) normalmente permitem retorno por volta de 2 semanas após a cirurgia. Para profissões com exigência física maior, vamos orientando caso a caso. Mas após 6 semanas, sua vida será normal em termos de atividades físicas e profissionais.
É uma filosofia de tratamento cirúrgico baseada em mínimo trauma aos tecidos do paciente, resultando em recuperação mais rápida e confortável dos tecidos ósseos, nervosos e musculares. Desde 2020 trabalhamos 100% de forma minimamente invasiva em nossos casos.
O termo cirurgia ortognática engloba um número grande de procedimentos, que podem ser realizados de forma isolada ou conjunta. Sendo assim, é impossível fornecer um valor ou orçamento sem realização de consulta prévia. A maioria dos procedimentos tem cobertura pelos planos de saúde.
A idade mínima varia de acordo com o sexo, pois é necessário ter finalizado o crescimento ósseo. Nas adolescentes, pelo menos 2 anos após a primeira menstruação. E nos adolescentes, após os 18 a 20 anos, dependendo do tipo de deformidade óssea, que é avaliado caso a caso.
Em relação à idade máxima, não existe um número estabelecido, e sim limites em relação à saúde geral. Pessoas saudáveis, em geral, podem ser operadas; já os problemas de saúde como diabetes, hipertensão, doenças cardíacas, entre outros, podem limitar a realização de procedimentos se não estiverem bem estabilizados.
Através de uma consulta presencial em que iremos examinar você e, se necessário, solicitar exames de imagem como radiografia panorâmica e tomografia computadorizada. Os dentes do siso precisam ser extraídos quando não há espaço para que eles nasçam e fiquem bem posicionados e higienizados. Além disso, acontecem inflamações e mesmo o aparecimento de cistos e tumores associados a esses dentes quando os mesmos ficam mal posicionados.
Por volta dos 15 a 17 anos de idade os dentes do siso estão em uma fase de sua formação que facilita a remoção e reduz os riscos da cirurgia. Porém, eles podem ser removidos em idades mais jovens, ou até mesmo em idosos, caso haja necessidade.
Alguns dentistas clínicos gerais têm formação para remoção dos dentes do siso. No entanto, o cirurgião buco-maxilo-facial é o especialista que mais realiza essa cirurgia, sendo assim é o mais capacitado para uma cirurgia rápida. Além disso, somos capacitados para identificar e tratar as complicações desses procedimentos, nos raros casos em que elas ocorrem.
Sim, nossa equipe trabalha com o protocolo de sessão única na maioria dos casos. Isso permite otimizar o tempo de afastamento do trabalho ou escola, o uso de medicamentos e os cuidados pós-operatórios. Na consulta de avaliação iremos orientar se para o seu caso é o mais indicado.
Para estar completamente dormindo, pode ser realizada a cirurgia no hospital sob anestesia geral com a participação do médico anestesista. No consultório, trabalhamos com o protocolo de sedação consciente através de medicamentos por via oral (comprimidos) e gás inalado (óxido nitroso), o que promove relaxamento e bem estar para uma cirurgia tranquila. Ainda que você não durma, a ansiedade será controlada.
Normalmente, você ficará 3 dias de repouso e conseguirá voltar no quarto ou quinto dia a suas atividades escolares e profissionais. Porém, isso dependerá de fatores pessoais e do grau de dificuldade de sua cirurgia.