Início » ATM

TRATAMENTO CIRÚRGICO DAS ARTICULAÇÕES TEMPORO-MANDIBULARES

Articulação temporo-mandibular (ATM) é uma complexa estrutura onde a mandíbula, um osso móvel, se articula com a base do crânio, no osso temporal. Assim como todas as articulações do nosso corpo, a ATM é composta por ossos, disco (ou menisco), ligamentos, líquido, e músculos que são os responsáveis pelos movimentos de abrir, fechar e mexer nossa mandíbula em todas as direções. Para completar, nós temos duas ATM (direita e esquerda), e qualquer movimento de uma reflete na outra, pois são unidas pelo osso mandibular.

Uma ATM saudável deve ser capaz de realizar a abertura e fechamento, assim como as funções de mastigar, falar, engolir, sem ter dor. Seus movimentos devem ser amplos e sem ruídos ou estalos importantes. No entanto, algumas pessoas desenvolvem dores ou desconfortos nas suas ATM. Isso se chama DTM: disfunção temporo-mandibular.

As DTM se classificam em dois grandes grupos: as extra-articulares e as intra-articulares. Elas podem acontecer simultaneamente em algumas pessoas, e o diagnóstico correto é crucial.

As DTM extra-articulares são as mais comuns e afetam as estruturas que movimentam as ATM, especialmente os músculos. Elas não são tratadas com cirurgias de ATM, e sim com dispositivos interoclusais (“placas de mordida”), fonoaudiologia, fisioterapia, dentre outros tratamentos.

As DTM intra-articulares são as doenças que afetam a estrutura da ATM em si, seja o seu disco (menisco) ou os ossos. Em casos de DTM intra-articulares, o tratamento inicial será não-cirúrgico, sendo a cirurgia o último recurso e realizada apenas em casos que não tenham respondido bem ao tratamento conservador. Nossa equipe tem ampla experiência em procedimentos minimamente invasivos das ATM (como a artrocentese – lavagem da ATM), assim como com cirurgias de reposicionamento dos discos, e até mesmo próteses totais da ATM.

×