Os resultados da cirurgia ortognática são maravilhosos, mas não é só isso que faz dessa cirurgia algo tão especial. Ao contrário de outros procedimentos, em que o processo de decisão, cirurgia e recuperação é algo mais rápido, a ortognática envolve o preparo e a finalização. O processo todo pode levar 2 anos, em média, o que nos leva a diferentes sentimentos enquanto mudamos para nos adaptar ao que está acontecendo.
Se a ortognática é uma metamorfose física e emocional, quais são as suas fases? Cada pessoa viverá de sua forma particular, neste post, nós reunimos os principais momentos e sentimentos comuns de cada fase.
- FASE 1: ANTES DO TRATAMENTO
Você tem um problema de mordida, ou na face, algo que lhe incomoda bastante e está descobrindo mais informações sobre o tratamento. Esta fase pode demorar apenas dias, ou anos. Cada um tem o seu tempo e somente você saberá qual é o momento para iniciar o processo.
- FASE 2: O PREPARO ORTODÔNTICO
Decidido pela cirurgia, começam o uso do aparelho ortodôntico e as mudanças da mordida. É uma fase em que você não sente muitos benefícios ainda. Nesta fase, é importante você se concentrar no que o levou a buscar o tratamento para seguir firme! Também é bom se cercar de pessoas que entenderam sua decisão e que o(a) apoiam. Você começa a pensar mais sobre a cirurgia em si, sobre datas e cuidados pós-operatório.
- FASE 3: O PÓS-OPERATÓRIO
Enfim a cirurgia aconteceu e você entra no período de recuperação. É um momento de repouso e você está empenhado em deixar seu corpo se adaptar às mudanças. Você pode estranhar sua nova face e o tempo pode parecer demorar a passar… Alimentação macia, medicamentos, fonoaudiologia, drenagem linfática e retornos frequentes com seu cirurgião fazem parte desta terceira fase.
- FASE 4: O RESULTADO
Após alguns meses de aparelho, seu encaixe dentário está finalizado. Você esquece de como era antes da cirurgia e de como foi o pós-operatório. Agora é o momento de aproveitar sua nova mordida e seu novo perfil!
Aproveite e conte pra gente, qual foi a fase mais desafiadora para você?